terça-feira, 3 de março de 2009

Amesterdão

Na semana passada fui visitar mais uma capital europeia – Amesterdão.
Foram poucos dias, o tempo não estava famoso, mas valeu a pena.


Amesterdão é uma cidade fantástica. O que a torna tão especial não são os monumentos ou os pontos turísticos, é o ambiente. As pessoas, os canais, as bicicletas, os prédios tortos e desalinhados é que caracterizam esta cidade e a tornam tão especial.
Chegámos ao aeroporto de Shicphol na manhã de25 de Março, apanhámos logo o comboio para o centro de Amesterdão. Ao chegar há algo que nos chama logo à atenção: a quantidade de bicicletas (dizem que são 600 000). E os carros? Onde estão eles?

Em Amesterdão praticamente não vemos carros, as ruas são estreitas e a maioria é atravessada por canais. Uma das melhores formas de conhecer a cidade é percorrer esses canais:
  • Barco – existem vários mini cruzeiros e o canal bus que tem várias paragens nos pontos de maior interesse.
  • Bicicleta – existem vários pontos onde podemos alugar bicicletas;
  • A pé – percorrendo as margens dos canais escolhendo a ponte que mais nos agrada para passar para o outro lado;

Como eu, parece impossível mas é verdade, não sei andar de bicicleta, fomos a pé… foi tão agradável como doloroso.As ruas desta cidade são impressionantes. As casas são assentes em estacas e por esta razão muitas estão inclinadas e desalinhadas. Com grandes janelas, parece que os escritórios e as cozinhas estão ali mesmo na rua.


Como podem ver o que eu gostei mesmo nesta cidade foi “das vistas”, mas também fomos a alguns dos pontos turísticos. De todos os museus, escolhemos o Museu Van Gogh. Não faltou uma visita ao Red light district, Dam plein a praça principal de Amestredão, Rembrant plein onde se concentra muitos bares e restaurantes, Bloemenmarkt o mercado de flores flutuante.

Seja pelos 51 museus, ou para percorrer todos os 65 canais ou para se apaixonar por uma das 1281 pontes, se puder vá conhecer esta cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário