No fim-de-semana passado, fui a Lisboa, não foi um grande passeio, mas gostei especialmente do regresso. Há muito tempo que não fazia aquele caminho, agora com a auto-estrada nunca tenho que fugir do trânsito e das filas que se formavam no verão e há já alguns anos, que não utilizo a estrada que percorre a costa vicentina.
Saímos da auto-estrada na Marateca optando pela estrada nacional. Parámos para comprar um melão como manda a tradição (pelo menos a minha). Voltámos para Sines e fomos almoçar à feira das tasquinhas uma saladinha de choco.
Depois viemos pela estrada que se dirige ao Algarve. Sempre adorei esta estrada, cheia de arvores que em muitos sítios fazem como que um túnel por onde passamos e de quando em quando se abrem e nos deixam antever o mar que nos acompanha toda a viagem. Mesmo quando não o vemos sentimos que ele está ali mesmo á nossa direita. O céu também ajudou, no último domingo não estava limpo e fazia uns efeitos fantásticos, que nenhuma das minas fotografias conseguiu captar totalmente.
Agora que todos vêm para o Algarve passar férias, deixo aqui uma sugestão: Façam da viagem o primeiro dia das vossas férias, e em vez de pagarem um balúrdio em portagens e virem a toda a velocidade… comecem a relaxar com a viagem, venham por estas estradas secundárias, devagar, parem para comer qualquer coisa em qualquer das terras do caminho, visitem uma das praias e cheguem às vossas férias relaxados e prontos aproveitar tudo o que vos espera.